• Dente-de-leite

    menina escovando dentes

Dente-de-leite Escuro

 O que está acontecendo?  O dente da frente do meu filho está se tornando escuro!

 - Dente escurecido por trauma 

    Se uma criança bate (trauma) com um ou mais  dentes decíduos (dente-de-leite), podem ficar escuros. Normalmente, podem escurecer entre duas ou três semanas depois de um acidente. É geralmente uma cor cinza ou roxo. A probabilidade de escurecer ou não,  nem sempre depende da gravidade do trauma. No entanto,  se o dente é deslocado ou fica muito solto no momento da lesão, parece haver uma maior chance de alterar sua cor. Se ele não ficar escuro depois de um mês,  provavelmente não ficará mais (mas isto não é uma regra!). Às vezes, pode virar uma cor rosa, que pode ser uma outra alteração chamada reabsorção interna,  onde o dente é reabsorvido de dentro para fora.

 - Manchas por cáries.

 

   Algumas vezes o dente volta a clarear, costuma ser em torno de seis meses, mas isto não é uma regra. Normalmente, o dente não clareia. Ele permanece escuro. O que podemos fazer? Bem, se o dente se tornou escuro e não há outros sinais de infecção ou lesão, apenas continuamos a observá-lo.  Muitas vezes há necessidade de tratamento. Tomaremos um raio-x, se possível, para verificar problemas. Em alguns casos o dente pode ter uma lesão devido à morte da polpa dentro do dente. O corpo não pode entrar lá para curar. Por isso, é importante prestar atenção para isso.
   Se o dente tem lesão, avaliaremos a possibilidade de removê-lo e preservar o espaço dele com algum aparelho ou aparato ortodôntico.  Porém, dependendo da avaliação, existe a opção de tratarmos o canal do dente-de-leite.  Ao contrário de um canal permanente, o material utilizado tem que ser reabsorvível por isso não irá interferir com a erupção do dente permanente. Se o dente escureceu e você não gosta de olhar para ele, podemos tentar uma recuperação estética com resina. Não indicamos clareamento para dentes-de-leite.

 - Manchas por cáries

 - Manchas por medicamento tetraciclina     - Trauma no dente-de-leite

 -  hiperbilirrubinemia: é uma concentração anormalmente alta de bilirrubina no sangue.

   Existem outro fatores que podem alterar a coloração dos dentes.  A cárie que pode ser desde um ponto até uma maior extensão dos dentes.  Também podem surgir manchas causadas por bactérias cromogênicas que normalmente mancham os dentes pela face lingual (lado de dentro dos dentes).  Faça uma consulta  para diagnosticar corretamente.

 Outras alterações relativas a posicionamento de dentes, mordida cruzada, aparelhos ortodônticos

Ortopedia Facial,  troca de dentes e outras dúvidas sobre Ortodontia acesse:  http://www.drsergiodias.com.br

 

 

 

 

 

 

 

51 Comments

  1. ANDREIA says:

    BOM DIA

    MEU FILHO CAIU E SIMPLISMENTE ESTA FICANDO CADA DIA MAS ESCURO SEU DENTINDO ,ESTOU PREOCUPADA JA LEVEI PRA FAZE UMA PANORAMICA E RAIO X MAS ELE TINHA OS DENTES TAO BRANCOS ESTÃO TAO CINZA ,ESTOU BEM PREOCUPADA O DENTISTA DIZ QUE É NORMAL MAS EU ACHO QUE ESTA MUITO FEIO

    • Dr Sergio Dias says:

      Bom dia. Deve ser feito uma radiografia verificar se houve fratura de raiz ou algum contato com o permanente. A cor escurecida é devido ao impacto da batida. Comparando, seria como um hematoma. Embora que seja dente-de-leite, muitas vezes, deve-se tratar o canal o Odontopediatra pode avaliar. Quanto a estética veja a possibilidade de melhorar com resina, não indicamos clareamento em dentes temporários (de leite).

  2. wania says:

    o meu filho caiu ha quase dois anos e o dente da frente ficou preso so pela raiz so que agora o dente do lado esta escurecendo.por que isso esta acontecendo?

    • Dr Sergio Dias says:

      Certamente foi em função do trauma da queda. Muitas vezes o dente escurece após longo tempo. É necessário um rx atual para confirmar a causa do escurecimento e planejar o tratamento.

  3. MICHELLE SILVA ROCHA CARDOSO says:

    TEM 2 SEMANAS , QUE MINHA FILHA CAIU E LEVEI NO DIA SEGUINTE NO MEDICO E DISSE QUE ESTAVA TUDO NORMAL . MAS HOJE ELA ACORDOU COM OS 2 DENTES DA FRENTE ROXO .
    O QUE EU FAÇO ?

    • Dr Sergio Dias says:

      Sra Michelle. Qual a idade de sua filha? São dentes permanentes? De qualquer forma é fundamental rx periapical para verificar se houve fratura de alguma raiz. Este roxo na coroa do dente provavelmente vai evoluir para o escurecimento e será necessário tratamento, informe se são dentes-de-leite ou permanentes.

  4. flavia says:

    Boa tarde
    O dente da minha filha de duas semanas para cá, simplesmente ficou mais escuro. Não tenho ideia do que pode ter acontecido. Ela tem 3 anos e 8 meses, está na escolinha, mas diz que não bateu com a boca em lugar nenhum. Alguma sugestão?

    • Dr Sergio Dias says:

      Sra Flávia. Normalmente a causa é trauma. Batida ou cárie. Verifique se o dente está alinhado com os demais ou de está com um poudo de mobilidade. Leve ao consultório odontológico. Certamente será solicitado rx periapical e poderá ser esclarecido. Também poderá ser visto o desenvolvimento do dente permanente em relação ao dente-de-leite em questão e seu posicionamento. Consulte um dentista ou odontopediatra

  5. Ademária says:

    O meu filhinho, hoje tem 6 anos, e o dentinho de leite superior lado esquerdo, nasceu escuro, o dente é fraco, quebra com facilidade. o dentista olhou, disse não ter cárie, mas o dentinho sempre quebrando com qualquer pancadinha, na ultima visita o dentista fez uma restauração com resina, ficou lindo, já faz mais de ano, mas agora tá ficando escuro novamente, o dente de leite do lado direito ja foi trocado há alguns meses, mas o esquerdo ainda tá lá. O que pode ter causado o escurecimento deste dentinho? até qdo posso esperar que ele caia naturalmente? os dois inferiores da frente tbm ja foram substituidos. o que devo fazer?

    • Dr Sergio Dias says:

      Bom dia. Precisaria examinar para ter precisão no que está acontecendo. Mas pelo seu relato provavelmente o dente permanente está querendo nascer e isto provoca reabsrção da raiz e, algumas vezes, da coroa do dente-de-leite alterando sua cor. Sugiro rx periapical (rx simples de consultório) para diagnóstico. Abraço

  6. Taty says:

    Boa noite….minha filha tem 2 anos e 2 meses, e de 4 dias pra cá um dente de cima esta cinza, parece que pintou com lápis……..Estou extremamente preocupada….vi nos comentários acima que pode ser trauma, mas ela não caiu!!!!
    Não sei se conseguiria levar ela em um dentista……..

    Obrigada desde já, Taty

    • Dr Sergio Dias says:

      Olá. Todos os comentários são apenas para orientar não são diagnósticos é FUNDAMENTAL na Odontologia assim como outras especialidades uma avaliação clínica no consultório. Se o dentinho de sua filha escureceu repentinamente é muito provável que tenha batido ou no berço ou em alguma outra situação não necessariamente a criança tenha que cair para traumatizar o dente. Recomendo uma consulta com o Odontopediatra para confirmar. Nesta idade o fato do dente-de-leite ter escurecido não vai influenciar no desenvolvimento nem na cor do permanente que deverá ¨nascer¨em torno dos 6 anos e meio. Vale a pena consultar e receber informações inclusive sobre higiene oral e orientações sobre cáries causadas por mamadeira noturna etc.

  7. Uiara Assis says:

    ola tem um filho de 1 ano e 4 meses faz umas 2 semana q reparei q os dentes dele de baixo pra cima estão escuro ficando pretos , mais perto da raiz eh claro ainda ,eu escovo os dentes dele diariamente apos as refeições , mais não ta adiantando , oque será q esta acontecendo, como tratar e permanente isso?.
    obrigado.

    • Dr Sergio Dias says:

      Olá. Você deve consultar um Odontopediatra. Manchas escuras apenas na metade do dente-de-leite podém ser cáries entre os dentes. Existem algumas bactérias que mancham o dente próximo a raiz parecendo uma linha escura. Porém, pelo que você diz, a região perto da raiz está normal. Será que seu filho tem tomado mamadeira com açucar à noite? veja a possibilidade de cáries. Consulte um Odontopediatra. Abraço

      • Uiara Assis says:

        oi boa noite
        estou dando vitamina de ferro pra ele e foi apos eu voltar a dar q começou a ficar manchado… as machas escura não tem cara de cara parece q ele pintou com canetinha..

        • Dr Sergio Dias says:

          Neste caso são manchas extrínsecas, ou seja, pigmentos que aderem aos dentes. Basta fazer uma profilaxia (limpeza) no odontopediatra ou dentista.

  8. Luis Carlos says:

    Parabéns pelo site. A sua dica foi muito útil no meu tratamento. Obrigado

  9. Hérica says:

    Minha filha tem 4 anos, a tres semanas ela caiu e bateu de boca no chão… a gengiva ficou muito machucada e quebrou um dentinho, agora vim a perceber que o dentre do lado está escurecido como a primeira foto do seu site… vc teria uma opinião sobre isso… grata

    • Dr Sergio Dias says:

      Boa noite. Certamente o dente escureceu pelo impacto que sofreu embora menos que o do lado pois este chegou a quebrar. Importante ver se não houve deslocamento para dentro ( intrusão) em direção ao permanente que está se desenvolvendo e que também, não houve fratura da raiz do dente-de-leite. Faça uma consulta e certamente será solicitado um rx para solucionar estas dúvidas. Depois, será feito algum procedimento para melhorar o aspecto da coloração do dente. Lembre-se que os dentes da frente (anteriores) trocam, em média, entre 6 e 7 anos de idade.

  10. ana says:

    meu filho de um ano vive mordendo tudo e hoj apareceu um ponto preto entre o dente e a gengiva bem no final da gengiva…sera que já esta com carie?

    • Dr Sergio Dias says:

      Bom dia. Não será um pequeno hematoma? Em fase de erupção dentária a criança tende a salivar mais e morder tudo que consegue, algumas vezes machucando sua própria gengiva. Também pode ser o dentinho erupcionando que alguma vezes forma pequenos hematomas. Consulte um odontopediatra caso o ponto escuro permaneça muito tempo.

  11. Juliana Corrêa says:

    Bom dia!
    MInha sobrinha de 4 anos, caiu e o dente caiu com raiz e tudo. No momento da queda nada foi feito. O que fazer agora?

    Obrigada

    • Dr Sergio Dias says:

      Bom dia. Vai precisar levá-la ao odontopediatra ou ortodontista planejar uma forma de preservar o espaço do dente perdido embora sendo um dente-de-leite ele também tem a função de ¨guardar¨lugar para o permanente. Caso nada seja feito, haverá uma tendência dos dentes se movimentarem em direção ao espaço dificultando a erupção correta dos futuros permanentes.

  12. Juliana says:

    Olá Doutor; Sou estudante de Odontologia e estou no quinto período,mas nao paguei a matéria de odontopediatria ainda…uma amiga minha minha me falou que à uma semana atrás os dentes de sua filha incisivos inferiores estao escurecendo…a garotinha tem 6 anos e nao tem relato de carie;sua higiene bucal esta otima…ela me informou também que a menina nao teve nenhum trauma …ela levou a menina ao dentista mas ele só fez limpeza…clareou mas esta voltando novamente as manchas escuras…Quero uma opiniao sua doutor???O que pode ser??

    • Dr Sergio Dias says:

      Olá. Teria que ver o tipo de mancha. Mas se saiu com a limpeza e depois formou novamente e, se parece uma linha escurecida próxima a gengiva dos dentes, poderá ser manchas formadas por bactérias cromogênicas. Algumas pessoas possuem em seu meio bucal. Sai com profilaxia mas tornam a surgir após um curto período te tempo. Abraço

  13. Natália says:

    Olá Dr. Meu filho tem 2 anos e 6 meses e faz em torno de 3 semanas que ele caiu na escola e bateu o dente da cima da frente… E no outro dia a gengiva ficou bem roxa… Levei na dentista mas ele não deixou ela olhar o dente direito. Ela viu rapidamente e disse que a mancha roxa sairia. E realmente a gengiva clareou, porém o dente de leite que sofreu o trauma ficou escurecido… Uma cor cinza bem escuro. E está muito feio. Os dentes dele eram bem branquinhos e eu estou preocupada com a estética dele. Esse dente vai ficar escuro até cair e nascer o permanente? O que eu faço pra clarear esse dente? E é possível algum jeito de clarear o dente pra uma criança dessa idade, que não deixa ver o dente no dentista, não deixa mecher…. Se eu esperar até ele ficar com uns 4 anos pra poder ver se ele deixa mecher talvez tenha passado muito tempo e não consiga clarear não é? Não sei o que fazer….
    Me ajuda Dr.

    • Dr Sergio Dias says:

      Olá. O odontopediatra poderá ajudar seu filho. Este dente não ficará claro espontaneamente, precisará tratamento. Como ele não deixa ser atendido somente aquele especialista poderá resolver.

  14. vivianne says:

    Minha filha esta com cinco anos e meio, os dois dentes da frente de baixo estao um pouco mole,acho que ja e para trocar, mas um deles esta com uma cor um pouco mais escura, nao e cinza,mas diferente do outro e na gengiva deste dente esta tambem um pouco escuro, nao quero exagerar nas cores, nao posso dizer que e roxo,porque estaria exagerando,mas diferente do outro que esta mole tambem..ah detalhe ela nao levou nenhuma queda ou bateu o dente em nenhum lugar,nao houve acidente.Ela nao reclama de dor, nem quando toco no dente ,nem para alimentar..essa diferenca de cor na troca de dentes e normal?

    • Dr Sergio Dias says:

      Não se preocupe estas alterações de cores quando os dentes estão para cair são normais e não vão influenciar nos permanentes. Sempre consulte um odontopediatra para examinar sua filha.

      • vivianne says:

        Obrigada Dr Sergio, realizei um RaioX e ela foi avaliada e e o dente mesmo que esta caindo, tudo esta bem.So fiquei preocupada porque ele tinha escurecido muito a medida que foi ficando bambo, ficou roxeado..agora já esta por um fio para cair.Obrigada novamente.

  15. vivianne says:

    Mais um vez, Dr Sergio, vc estava certo, ontem apos postar a resposta em torno de uma hora depois o dente dela caiu, sem sangrar nem dor…esta tudo bem!!!obrigada novamente!

  16. rodrigo says:

    Dr, minha filha tem 4 anos e ja cairam 2 dentinhos da frente ( inferior ) .
    O permanentes , parecem que estao um pouquinho mais escuros que os de leite .
    E normal ? Obrigado

    • Dr Sergio Dias says:

      Olá. Sim é normal. O nome dente-de-leite é justamente pela cor branca destes dentes que também chamamos de decíduos ou temporários. Assim os permanentes quando surgem possuem uma coloração mais amarelada em relação aos ¨de leite¨. A média de idade, quando começa a troca dos dentes, gira em torno dos 6 anos. Mas como o nome diz é uma média. ou seja algumas trocam com 7, 7 e meio e outras 5 ou 4 e meio.

  17. suzi says:

    boa noite,minha filha tem 2 anos e meio, a cerca de 6 meses ela teve uma queda e quebrou um dentinho da frete,levei ao dentista e o mesmo disse que esta tudo bem, mas depois de uns 3 meses saiu um abscesso em cima do dente quebrado, ela ficou enternada por 4 dias pra curar o abscesso ela fez uma tomografia na parte do maxilar superior e nao deu nada, retornei ao dentista e disse pra esperar se tive alguma mudança na cor do dente.Mas desde que sumiu o obscesso continuou uma inflamação bem pequena do tamanho de uma cabeça de afinete em cima do dentinho quebrado.Dai hoje ela caiu de novo chorou bastante e saiu muito sangue e o dente ta escuro no começo da raiz e no meio da gengiva onde tinha a inflação…Quero sua opniao doutor…desde já agradeço.

    • Dr Sergio Dias says:

      Boa noite. Leve sua filha no Odontopediatra. Sem rx fica difícil diagnosticar. Com certeza houve rompimento da polpa do dente necrosando e infeccionando-a ( causa do abcesso) mas devemos descartar se ouve fratura da raiz do dente. Se não houve, o dente deverá ser submetido a um tratamento específico de canal ( mesmo sendo de leite) é importante preservar o dentinho na posição, mesmo escuro. Caso extraia acompanhe com o odontopediatra ou ortodontista para preservar o espaço que a extração vai deixar até a erupção do permanente ( entre 6 e 7 anos de idade)

  18. Jaciane says:

    Dr. meu filhinho de dois anos sofreu uma querda e machucou o labio inferior, chegando a sangrar, depois de açguns dias percebi um dos dentinho superior da frente escurecido. Não estar mole, nem meu bebe reclamar de dor, o que eu devo fazer, sera que volta a clarear, percebo que a cor escura é por dentro do dentinho, obrigada.

    • Dr Sergio Dias says:

      Boa noite. Dificilmente voltará a clarear. Mas não se preocupe o permanente não será afetado pela coloração escura do dente-de-leite. Você deve levá-lo a um especialista Odontopediatra para avaliar a necessidade de tratar o dente. Pois até ele cair ( ao 6 ou 7 anos ) poderá surgir alguma infecção local ocasionando abcesso. Consulte. Ele também poderá orientá-la de como melhorar a estética deste dente escurecido.

  19. Edilane says:

    Oi Dr. Tenho uma filha de 1 ano e 9 meses e de um mês pra cá tenho visto umas manchinhas nos dentes superiores dela. As manchas ficam localizadas próximas a gengiva, são escuras.
    Escovo os dentes dela sempre. Não sei que precaução tomar pois aqui na cidade que moro só tem um odonto que cuida de dentes infantis e é muito caro o tratamento.
    O que poderia fazer?:?

    • Dr Sergio Dias says:

      Boa noite. Provavelmente são manchas causadas por bactérias que tem a capacidade de manchar nossos dentes. Muitas pessoas possuem este tipo de mancha, mesmo em adultos. Mas não se preocupe não ocasionarão nenhum dano a saúde ou aos dentes de sua filha. Porém, quando ela tiver maior com 3 ou 4 anos poderá fazer profilaxias ( limpeza nos dentes) semestrais e estas manchas sairão facilmente. Assim que possível consulte um Odontopediatra para confirmar estas informações.

  20. Silvana says:

    Boa Noite! Minha filha tem 8 anos e esta com o pré-molar (de leite) rosa. Achei que era por que ela não havia arrancado no tempo certo, agora estou na dúvida pois o dente não esta mole. O que pode ser? Ela tem uma boa escovação. Obrigada

    • Dr Sergio Dias says:

      Boa noite. Deduzo que seja o molar de-leite. Provavelmente o dente permanente está erupcionando um pouco ao lado deste dente. A coloração rosa é normal. Se o dente está firme, o ideal é remover este dente-de-leite mesmo não estando ¨mole¨. Assim o permanente vai se posicionar corretamente.Confirme com um rx e uma consulta no odontopediatra.

  21. Ariane Gabardo says:

    Oi Dr Sergio, meu filho está com com 2 dentes da frente escuros bem parecido com manchas de trauma, e apareceu derrepente. Essas manchas desaparecem ou não? o que devo fazer?faço a higiene bucal 3 vezes ao dia.

    • Dr Sergio Dias says:

      Boa tarde Ariane
      Se são manchas de trauma, são internas e nao sairão com limpeza. Consulte uma Odontopediatra da clínica. Temos em Porto Alegre e Gravataí. Se você mora em outra cidade procure por este especialista. Provavelmente ele solicitará uma radiografia para verificar se foi trauma e se afetou os permanentes (depende da idade de seu filho que você não mencionou). Existem recursos para melhorar a aparência dos dentes-de-leite traumatizados. Informe-se.

  22. Maria Cristina Gomes says:

    olá Dr.
    Minha filha de 2 anos caiu e bateu a boquinha no chão. Os dois dentinhos da frente quebraram um pedacinho bem pequeno. Um quebrou e o outro só tricou. Após algumas semanas o que trincou escureceu e fiquei preocupada, apesar de minha filha não estar sentindo dor e o dente não estar mole. A dentista dela pediu um raio x dos dois da frente e me disse que não atingiu o dente permanente. Disse que o roxo era como um hematoma apenas.
    Há algum problema este dente ficar escuro? Ele pode clarear naturalmente, como um roxo que vai melhorando ou precisa um tratamento específico? Neste caso o tratamento seria só pela estética ou o dente escuro pode causar algum outro transtorno até a chegada do permanente?
    Obrigada!!

    • Dr Sergio Dias says:

      Bom dia Maria Cristina
      Solicitei a Dra. Paula Martins, Odontopediatra da clínica, que esclarecesse sua dúvida: Alguns casos de traumatismos não prejudicam a vitalidade do dente. Apesar da alteração de cor, o dente pode estar sadio e ter ocorrido apenas extravasamento de sangue nos canalículos dentinários. É difícil realizar qualquer teste pra avaliar a vitalidade do dente em crianças, a resposta frente ao estímulo é duvidosa, a criança não sabe explicar. Qualquer estímulo pode ser encarado por ela como dor. O dente deve ser observado, acompanhado pelo dentista. Se não houver formação de fístula (semelhante a uma espinha na gengiva, próxima ao dente) o mesmo não necessita de tratamento de canal. Esse manchamento vai permanecer e não tem tratamento, exceto se a criança ou a mãe estiverem muito incomodadas com a estética. Nesse caso, pode-se então fazer uma restauração para mascarar a coloração mais escurecida.

  23. Adélia Gasparini says:

    Olá Dr.
    O pediatra da minha neta prescreveu o uso do medicamento Folifer por um período de 3 meses.Depois de 2 meses de uso o medicamento foi suspenso pois os dentinhos dela escureceram. Ela tem 2 anos e 7 meses. Existe algo para reverter esse quadro? Eram tão branquinhos…e muito bem cuidados. Devemos nos preocupar com os futuros dentes? Há possibilidade de nascerem escuros também?
    Obrigada pela atenção.

    • Dr Sergio Dias says:

      Medicamentos com ferro faz a saliva ter concentração deste elemento favorecendo o escurecimento normalmente da placa associada aos dentes causando manchas. Não se preocupe, estas manchas podem ser removidas pelo Odontopediatra. Não afetarão os permanentes.

  24. vanessa says:

    Ola meu filho de 3 anos tinha todos os dentes brancos.mas faz uma semana que percebi que os 2 fentes superiores centrais estao acinzentados,mas ele nao sofreu trauma!o que poderia ser?obrigada!

    • Dr Sergio Dias says:

      Olá. Veja se tem mobilidade. Normalmente é por trauma ou inicio de troca dos dentes mas só acorre em torno dos 6 anos e meio. Ele não fica em creche? Leve ao Odontopediatra para examinar e radiografar. Temos uma Odontopediatra caso more em Porto Alegre. Você pode enviar a imagem do rx para avaliarmos.

Deixe um Comentário

CONTATO

Consultórios

Porto Alegre
Gravataí

Fone: (51) 34881454

contato@clarydent.com.br

Comentários

Clientes Indicaram